Bem-Vindo(a) ao Blog da Angel! Um blog recheado de inovações e exclusividades. Rico em informações, moda, humor,músicas e muito mais. Quer mais coisas?!? Visite, siga, comente, leia e recomende. Beijos recheados de chocolate. By-> Angel...

"A amizade não se resume só nas horas boas, de alegria e de festas. Amigo, é para todas as horas, boas ou ruins, tristes ou felizes. “Não importa se você esteja longe ou perto. O importante é q você exista para q alguem possa sentir sua falta".

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O ALQUIMISTA - PAULO COELHO






Resumo da obra:
Este livro narra a história de um jovem que se chama Santiago.
Santiago é um jovem pastor que percorre os vales da Andaluzia, com as suas ovelhas, e numa noite ele sonha com um tesouro localizado próximo das pirâmides do Egipto. Primeiramente, ele ignora este sonho e volta à vida normal até encontrar um velho rei, na cidade de Tarifa. O velho rei fala com ele e diz-lhe para seguir a sua lenda pessoal *. E Santiago vende tudo o que tem para ir a procura do seu tesouro.
Ele viaja para Tânger onde é roubado pela sua ingenuidade. Santiago arranja um emprego numa loja de cristais, com a sua presença a loja progrediu. Quando juntou mais dinheiro, o rapaz prosseguiu a sua jornada pelo deserto à procura do seu tesouro.
Ao chegar ao Oásis, conheceu Fátima, por quem se apaixonou. Perto do oásis conhece um alquimista a quem o ajuda a descobrir o seu tesouro.
A obra encerra revelando-nos que o seu tesouro se encontra onde estiver o seu coração, e o tesouro era a jornada em si, as descobertas feitas e a sabedoria adquirida.
Apreciação global da obra:
A personagem principal da obra é Santiago, que é um jovem pastor que deixa tudo, para ir à procura da sua lenda pessoal. Ele é um jovem, que tem capacidades imagináveis sem saber, mas isso com a ajuda do velho rei, do vendedor de cristais e do alquimista, que lhe dá uma grande lição acerca da vida e da importância da sua lenda pessoal.
Cada pessoa tem a sua lenda pessoal (aquilo que vimos cumprir quando nascemos).
Apreciei bastante esta obra, não só pela história que ela encerra, mas também pelo facto de ser uma leitura fácil, de simples compreensão e muito comovente.
Existe uma grande repetição da ideia que Paulo Coelho quer transmitir ao longo da obra.
Paulo Coelho, com esta narrativa, mostra que numa linguagem simples e fácil, se pode perceber o verdadeiro sentido da alquimia que não é aquela que transforma o metal em ouro, mas é aquela que dirige ao coração e não à razão.
Na obra, fala do Princípio favorável ou sorte do principiante, que é aquilo que possuímos quando temos um objectivo e algo no universo tende a ajudar e no final acaba por ser a prova do conquistador.
Tudo neste mundo está feito em sinais, “Deus escreveu no mundo o caminho que cada homem deve seguir”, e nisto é que as pessoas deviam reparar, nos sinais, embora despercebidos aos olhos que os vêem.
A linguagem do mundo, que é uma língua compreendida por todas as pessoas, não é uma linguagem que se fala por palavras, mas é uma linguagem que se sente, como, por exemplo, um sorriso de uma pessoa.
Este livro é uma auto-ajuda para quem está perdido no seu rumo.
Em síntese, posso dizer que esta obra foi uma obra que adorei e que aconselho a ler, porque quem a lê vê sempre algo diferente no livro. E deixo esta frase que fiz:
“O coração é um cofre escondido, porque se soubermos onde ele está, sabemos onde estará o nosso tesouro.”

Um comentário:

Unknown disse...

bom livro.já o li também...